O que é CPER?
A CPER é um exame terapêutico no auxílio das doenças que comprometem as vias biliares e pancreáticas, e apesar do baixíssimo nível de incidência de possíveis complicações durante o procedimento, ainda assim é o método endoscópico de maior complexidade e risco realizado atualmente pelo endoscopista.
A CPER tem como objetivo a obtenção de imagens radiológicas das vias biliares e pancreáticas por meio da injeção de contraste por um cateter através da papila de Vater. Uma equipe constituída por médicos, endoscopistas, radiologistas e enfermeiros especialmente treinada é dessa forma determinante na qualidade do procedimento.
O paciente é colocado em decúbito lateral esquerdo, e em seguida em decúbito ventral com acesso venoso. O procedimento CPER é realizado com sedação profunda sob cuidados do anestesista dando portanto mais conforto e segurança. Um tubo flexível e fino (duodenoscópio) é introduzido pela boca passando pelo esôfago e por fim estômago.
No duodeno, se coloca a extremidade distal do aparelho em frente à papila duodenal que é o local de saída dos ductos biliar e pancreático. Após o exame desta, um cateter ou papilótomo é passado através do canal do endoscópio e então introduzido no canal biliar ou pancreático, seguindo-se a injeção de contraste radiológico com acompanhamento em um monitor de radioscopia.
Podemos realizar biópsias desta região através de pinças, ou citologia através de escovas, retirar cálculos dos canais e em casos de estenoses/estreitamentos, então colocar próteses.
Principais indicações para CPER:
- Coledocolitíase (cálculos de colédoco)
- Tumores das vias biliares
- Tumores do pâncreas
- Estenoses benignas das vias biliares
- Pancreatite crônica
- Pancreatite aguda
- Doenças da papila
Preparo do paciente para CPER:
- Jejum de no mínimo 8 horas.
- Pode beber água, desde que até 4 h antes do exame.
Instruções especiais
- Se for diabético, então não usar insulina ou medicações para Diabetes na manhã do exame
- Se fizer uso de medicações que alterem a coagulação e/ou função plaquetária comunique ao seu médico pelo menos 10 dias antes do dia do exame pois poderá necessitar suspender 2 a 10 dias antes do exame. Ex: AAS®, Ticlid®, Plavix®, Pradaxa®, Xarelto®, Eliquis®, Plagrel®, Plaquetar®, Iscover®, Clexane®, Marevan®, Coumadin®…
- Trazer a lista de medicamentos que faz uso
- Avise se tiver alergias a medicamentos e a látex
- Se tiver válvulas cardíacas artificiais ou história prévia de endocardite seu médico poderá prescrever antibióticos antes do exame
- Se possuir exames anteriores, trazê-los no dia do exame
- Vir com acompanhante para retornar em segurança para a casa. Não poderá dirigir pelo uso de sedativos
Possíveis Complicações:
Em torno de 2% a 5%
- Pancreatite
- Sangramento
- Colangite
- Perfuração