O que é Ecoendoscopia?
A ecoendoscopia é um exame inovador e com finalidades tanto diagnósticas quanto terapêuticas, além de ser indicada também na definição de lesões digestivas e peridigestivas.
A ecoendoscopia possibilita a coleta de fragmentos de tecidos e líquidos através de punção por agulha, permitindo assim o diagnóstico citológico e histológico que são fundamentais para a definição do melhor tratamento em diversas doenças.
O aparelho de ecoendoscopia possui uma sonda de ultrassonografia acoplada a um endoscópio, o que permite a avaliação das camadas da parede do tubo digestivo, órgãos vizinhos, linfonodos e massas peri digestórias, sendo portanto um método de excelência na avaliação do pâncreas e via bilio-pancreática.
A Ecoendoscopia é portanto um exame seguro e eficaz que pode ser realizado ambulatorialmente com baixo risco de complicações.
Ecoendoscopia: Alta ou Baixa?
Na ecoendoscopia alta, o paciente é deitado de lado em uma mesa de exames e uma veia é puncionada para administração de sedativos a fim de evitar desconfortos. O aparelho de ecoendoscopia (tubo fino e flexível) é então introduzido pela bola até o duodeno, avaliando a parede do tubo digestivo e as estruturas circunjacentes.
Na ecoendoscopia baixa, o paciente é deitado de lado em uma mesa de exames e uma veia é puncionada para administração de sedativos a fim de evitar desconfortos. O aparelho de ecoendoscopia (tubo fino e flexível) é então introduzido pelo ânus para avaliação, por exemplo, de lesões anorretais, coleções peri retais e endometriose.
Após o exame de ecoendoscopia o paciente permanece por um período no repouso a fim de se recuperar da sedação, pois poderá manter certa sonolência nas horas subsequentes, portanto não poderá dirigir ou exercer atividades que exijam reflexos ou atenção e por isso, deverá vir acompanhado por uma pessoa maior de 18 anos para retornar para casa em segurança.
Principais indicações para Ecoendoscopia:
- Coledocolitíase e microlitíase biliar.
- Lesões sólidas e císticas do pâncreas.
- Lesões subepiteliais do tubo digestivo.
- Estadiamento de tumores do esôfago, estômago, pâncreas, reto e pulmão.
- Pancreatite crônica.
- Pancreatite aguda recidivante.
- Linfonodos e massas mediastinais, abdominais e perirretais.
OBS: Punção por agulha de lesões da parede do tubo digestivo, órgãos vizinhos, gânglios, massas e ascite permitindo desta forma obter diagnóstico citológico e/ou histopatológico.
Principais terapêuticas ecoguiadas
- Tratamento de pseudocisto de pâncreas.
- Derivações do hepatocolédoco e wirsung.
- Tratamento de dor em câncer de pâncreas e pancreatite crônica – neurólise do plexo celíaco.
Preparo para ecoendoscopia alta:
- Jejum de 8 horas.
- Pode beber água, desde que até 4 h antes do exame.
Preparo para ecoendoscopia baixa:
- Realizar o preparo intestinal que entretanto, será orientado conforme cada caso.
Instruções especiais:
- Se for diabético, então não usar insulina ou medicações para Diabetes na manhã do exame;
- Se fizer uso de medicações que alterem a coagulação e/ou função plaquetária comunique ao seu médico pelo menos 10 dias antes do dia do exame pois poderá necessitar suspender 2 a 10 dias antes do exame. Ex: AAS®, Ticlid®, Plavix®, Pradaxa®, Xarelto®, Eliquis®, Plagrel®, Plaquetar®, Iscover®, Clexane®, Marevan®, Coumadin®…
- Trazer a lista de medicamentos que faz uso;
- Avise se tiver alergias a medicamentos e a látex;
- Se tiver válvulas cardíacas artificiais ou história prévia de endocardite seu médico poderá então prescrever antibióticos antes do exame;
- Se possuir exames anteriores, trazê-los no dia do exame;
- Vir com acompanhante para retornar em segurança para a casa, pois não poderá dirigir em virtude do uso de sedativos
OBSERVAÇÕES:
- Chegue ao local do exame uma hora antes do horário marcado.
- Traga o pedido médico do exame, documento de identificação com foto e carteira do plano de saúde.
- Traga todos os seus exames ( Exame de sangue, ultrassonografia, tomografia, etc ) caso tenha realizado.